sábado, 19 de maio de 2012

Café com Diretores reúne secretário e profissionais da Seeduc em Nova Iguaçu


O encontro contou com a presença de 350 diretores, professores, inspetores e integrantes do grupo de trabalho de gestão das escolas

Obs.: Eu estive lá

 

O sexto Café com Diretores aconteceu nesta sexta-feira (18/05), em Nova Iguaçu, com a participação do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, e de educadores das Regionais Metropolitana I e Metropolitana VII. As duas Diretorias abrangem os municípios de Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti.

O secretário iniciou o evento, ressaltando os principais acontecimentos da semana. O ponto de destaque foi a divulgação da pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP).

Mostrou que, hoje, o Rio de Janeiro é o terceiro estado em crescimento na taxa média de aprovação escolar e ficou entre os Estados brasileiros que apresentaram maior crescimento na taxa média de aprovação escolar, indicador que serve de base para o cálculo do Indicador de Fluxo Escolar e, por conseguinte, do Ideb.

A pesquisa mostra ainda que, entre 2009 e 2011, considerando todas as unidades da federação, a rede do Estado do Rio apresentou a terceira mais significativa melhora em termos de Taxa Média de Aprovação. No Ensino Médio, o aumento na Taxa de Aprovação da rede estadual do Rio foi de 5%. Com isso, o Rio foi o terceiro estado com maior aumento nessa taxa, o que demonstra a consistência do trabalho que vem sendo realizado.
E, comparando o desempenho da rede estadual com as redes públicas e privadas do Estado do Rio, a melhora da Taxa de Aprovação foi mais acentuada (meio ponto percentual). A redução do abandono (queda de 4,1%) foi mais importante do que a redução da reprovação (queda de 1,2%). Quando consideramos as séries do Ensino Médio, vale notar que a 1ª série, que é justamente aquela em que menos se aprova (e isso é verdade em todos os estados), foi a que demonstrou maior progresso.

Nela, o aumento na taxa de aprovação chegou a 5,6 pontos percentuais, o que também nos colocou na posição de 3º melhor estado em termos de progresso na taxa de aprovação desta série. No Ensino Fundamental, o aumento na Taxa de Aprovação também foi de cerca de 5%. Este foi o segundo maior crescimento, considerando todas as unidades da federação.

O secretário mostrou ainda que a melhora em Taxa de Aprovação da rede estadual, nesse segmento, foi maior que a observada na rede pública do estado como um todo, que aumentou, no período entre 2009 e 2001, 4,4 pontos percentuais. Também foi maior do que o aumento observado no conjunto total do estado (junção das redes privada e pública), cuja Taxa de Aprovação cresceu em 3,9%. A Taxa de Reprovação do Ensino Fundamental da rede estadual do Rio caiu 3,6 pontos e, novamente, foi a terceira melhora mais significativa entre as unidades da federação. Já a taxa de abandono caiu 1,3 pontos, o que significa que, na rede estadual, os alunos estão abandonando menos. Isso se deve, principalmente, ao menor índice de repetência.

Observou também que, historicamente, o Indicador de Fluxo do Estado do Rio vinha se deteriorando constantemente, e os índices de 2011 mostram que, de fato, houve uma guinada na política educacional, capaz de reverter o quadro de baixo rendimento. A Taxa Média de Aprovação ainda precisa melhorar, mas já avançou muito. Os indicadores de "fluxo escolar" e "desempenho", que compõem o Ideb, ainda não foram divulgados.

E enfatizou que, mesmo sendo um dos estados de maior progresso no período 2009-2011, como nosso ponto de partida em Taxa de Aprovação era baixo, será preciso manter esse ritmo acelerado de progresso para que alcancemos uma posição mais confortável em termos de fluxo escolar.

A seguir, Risolia apresentou informações básicas da Seeduc, para fixação de conceitos, a prestação de contas de 2011, as ações para 2012, a definição de metas, os planos e o acompanhamento dos resultados nas escolas, o reforço escolar, os processos seletivos, a intensificação de reformas nas escolas e a elaboração e implantação do programa de Desenvolvimento Gerencial e Desenvolvimento de Lideranças.

O Secretário falou ainda sobre a 1ª Semana de Arte, que vai acontecer de 03 a 06 de julho próximo; sobre os convênios que estão sendo firmados com instituições de ensino superior para oferta de bolsas para os alunos da rede; e sobre o programa Renda Melhor Jovem. Outro assunto que mereceu atenção foi a criação de mais escolas com ensino profissional – o conceito Dupla Escola –, onde os alunos aliam o Ensino Médio à formação técnica.

– Estamos trabalhando para incentivar os nossos alunos, chamá-los para o mundo do conhecimento. E reuniões como essa, onde prevalece o diálogo, são muito importantes para o desenvolvimento e sucesso dessas ações.

No final da apresentação, como sempre acontece durante os encontros do Café, o secretário passou para o bate-papo com os diretores, respondendo às questões colocadas, prestando esclarecimentos e registrando providências necessárias.

Os diretores regionais, Luciana Gomes Magalhães e Neide Aparecida de Oliveira Braga da Fonseca, da Metropolitana I, e Denise Cardoso da Silva e Denise de Oliveira, da Metropolitana VII, receberam os participantes.
Denise de Oliveira considera o evento um importante momento para promover a integração entre diretores e os profissionais da sede da Seeduc.

– O secretário vem conversar com os gestores e atender o que a educação exige: um diálogo aberto. Isso faz com os diretores se sintam realmente parte integrante da Secretaria. A relação burocrática é substituída por uma relação de confiança.

Entre os diretores presentes, a professora Arminda do Carmo Domingos Santos, do Ciep Ministro Marcos de Barros Freire, de Belford Roxo, com 34 anos de magistério, ressaltava a importância desses encontros.

– O trabalho que está sendo realizado tem também como foco a valorização do professor. Eu ia me aposentar no ano passado, mas, diante da proposta que foi colocada pela Seeduc, resolvi apostar no desafio. Hoje, quem desenvolve um bom trabalho é reconhecido. A nova proposta é profissional e está mudando a “cara” da educação do estado. Vou me aposentar feliz por ter participado dessas importantes e necessárias mudanças e por ter sido também protagonista dessa história.

A diretora Regina Célia de Oliveira Rosa, do Ciep Mário Gavázio Martins, de São João de Meriti, considera os encontros uma oportunidade para saber e opinar sobre as ações da secretaria.

– È excelente para nos sermos informados de uma forma direta sobre novos projetos, propostas para o ano letivo. E também um momento importante para tirarmos nossas dúvidas, embora – como aconteceu no ano passado – o próprio secretário já coloque muitas questões e antecipe os esclarecimentos.

Também estiveram presentes ao evento, o superintendente de Gestão das Regionais Administrativas, Gilberto Jorge da Cruz Araújo, e Rosangela Garcia, representando a Superintendente de Gestão de Pessoas, Patrícia Reis.
Durante o Café, os irmãos Marco Aurélio Pereira Guerra e Marcos Vinícius Pereira Guerra, alunos do C.E. Raymundo Corrêa, de Queimados, promoveram uma apresentação de sax e teclado.
Saiba mais sobre o Café com Diretores

Na sua segunda edição, o evento receberá um total de 1.357 diretores escolares e 29 diretores regionais, mas contará também com a presença de 539 professores inspetores escolares e 225 IGTs.

A proposta do projeto é consolidar a parceria iniciada em 2011 e manter o diálogo informal e estreito com todas as unidades escolares do estado sobre os assuntos pertinentes para o bom funcionamento das escolas e uma oferta de ensino de qualidade para os estudantes da rede estadual de ensino.

Na programação geral, um total de oito encontros, nos meses de março, abril, maio e junho, nos municípios de Campos dos Goytacazes (01), Nova Friburgo (01), Petrópolis (01), Volta Redonda (01), Niterói (01), Nova Iguaçu (01) e Rio de Janeiro (02).

Até esta data, o Café com Diretores já reuniu 1200 profissionais da educação da Seeduc nos municípios de Campos dos Goytacazes (15/03), Nova Friburgo (30/03), Petrópolis (13/04), Volta Redonda (20/04) e Niterói (04.05).

Nenhum comentário:

Postar um comentário