sábado, 13 de agosto de 2011

A SABEDORIA NOSSA DE CADA DIA

Ultimamente estou lendo alguns livros do Psicólogo AUGUSTO CURY.  E me tornei leitora assídua desse autor. 
Vou compartilhar com os internautas, blogueiros e seguidores um trecho do livro: A SABEDORIA NOSSA DE CADA DIA - Aprendendo a superar os conflitos humanos.

O pão do diálogo

      Dialogar não é simplesmente falar, produzir palavras, fazer gestos gosados.  É ser espôntaneo, singelo, sincero.  É abrir o livro de nossa história para que os outros leiam nossos textos ocultos.  É sair do prefácio para conhecer os capítulos mais importantes das pessoas com as quais nos relacionamos.
      Dialogar é falar o que as pessoas necessitam ouvir e não apenas o que nos interessa.  É ouvir o que os outros têm para nos dizer e não o que queremos ouvir.  Dialogar não é conversar, emitir sons, falar do trivial.  Dialogar é se entregar.  É provável que quase a totalidade das pessoas não saiba dialogar, mas apenas conversar.
    Dialogar é se deixar conhecer sem medo pelo cônjuge, filhos e amigos. É tirar as máscaras sociais.
     Ter a capacidade de dialogar é adquirir o que o dinheiro não pode comprar, o poder não consegue atingir, a fama não é capaz de alcançar.  É ser apenas uma pessoa  com seus acertos eerros, toques de ousadia e reações de timidez, lances de lucidez e momentos de estupidez. É sair da esfera do heroísmo para entrar na esferoa do humanismo.
    Dialogar é olhar para dentro de nós mesmos. É tirar as vendas dos nossos olhos para poder ajudar os outros a enxergarem. Não é apenas ensinar uma criança, mas aprender com ela, com sua singeleza e vivacidade.  Não é ser um manual de regras, mas um manual de vida. Não é revelar a insanidade dos outros, mas descobrir a nossa.
    Dialogar é procurar falar a linguagem dos outros...

A ARTE DO DIÁLOGO IMPLICA SER UM MESTRE EM APRENDER.



Nenhum comentário:

Postar um comentário