A ponte - Ministério Livres para Adorar

Loading...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

As escolas da rede já estão trabalhando os 5S

As escolas estaduais (do Rio de Janeiro) estão sendo contmpladas com um novo programa, afim de melhorar o desempenho dos alunos e com isso conseguir um índice no IDEB mais alto e até 2013 torna-se o 5º estado com o melhor aproveitamento da Prova Brasil. 

Conheça este programa e incentive a sua escola!

 A SEEDUC e a GIDE (Gestão Integrada da Escola) orientam as escolas a desenvolverem ações para melhorar o espaço físico das unidades escolares e de incentivo a hábitos saudáveis. Essas práticas devem impactar professores, diretores, funcionários, alunos e a comunidade. Uma das ferramentas disponíveis é a prática dos 5S.

Esta sigla se refere a cinco sensos — utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina — que fazem parte de um programa criado no Japão na década de 50 com o objetivo de despertar a consciência ambiental, estimulando a melhoria e manutenção do ambiente físico e relacionamento entre as pessoas.

A aplicação dos 5S nas escolas é capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto, trazendo como benefícios:

  • Eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais;
  • Melhoria da qualidade de vida no ambiente físico e psicológico;
  • Promoção do desenvolvimento do ser humano pelo trabalho em equipe, utilização da criatividade e pela mudança comportamental.


As escolas já estão aplicando o Padrão Mínimo, instrumento que permite, por meio de avaliações da comunidade escolar, verificar a prática dos 5S e a consequente melhoria do ambiente e do relacionamento das pessoas.



Conheça mais os 5S e coloque-os em prática na sua escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário