As escolas estaduais (do Rio de Janeiro) estão sendo contmpladas com um novo programa, afim de melhorar o desempenho dos alunos e com isso conseguir um índice no IDEB mais alto e até 2013 torna-se o 5º estado com o melhor aproveitamento da Prova Brasil.
Conheça este programa e incentive a sua escola!
A SEEDUC e a GIDE (Gestão Integrada da Escola) orientam as escolas a desenvolverem ações para melhorar o espaço físico das unidades escolares e de incentivo a hábitos saudáveis. Essas práticas devem impactar professores, diretores, funcionários, alunos e a comunidade. Uma das ferramentas disponíveis é a prática dos 5S.
Esta sigla se refere a cinco sensos — utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina — que fazem parte de um programa criado no Japão na década de 50 com o objetivo de despertar a consciência ambiental, estimulando a melhoria e manutenção do ambiente físico e relacionamento entre as pessoas.
A aplicação dos 5S nas escolas é capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto, trazendo como benefícios:
As escolas já estão aplicando o Padrão Mínimo, instrumento que permite, por meio de avaliações da comunidade escolar, verificar a prática dos 5S e a consequente melhoria do ambiente e do relacionamento das pessoas.
Conheça mais os 5S e coloque-os em prática na sua escola!
Esta sigla se refere a cinco sensos — utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina — que fazem parte de um programa criado no Japão na década de 50 com o objetivo de despertar a consciência ambiental, estimulando a melhoria e manutenção do ambiente físico e relacionamento entre as pessoas.
A aplicação dos 5S nas escolas é capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto, trazendo como benefícios:
- Eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais;
- Melhoria da qualidade de vida no ambiente físico e psicológico;
- Promoção do desenvolvimento do ser humano pelo trabalho em equipe, utilização da criatividade e pela mudança comportamental.
As escolas já estão aplicando o Padrão Mínimo, instrumento que permite, por meio de avaliações da comunidade escolar, verificar a prática dos 5S e a consequente melhoria do ambiente e do relacionamento das pessoas.
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