sábado, 25 de junho de 2011

NEPOTISMO


Como ultimamente está sendo vinculada na mídia uma propaganda com o Tiririca (Deputado federal) estamos esclarecendo o que é nepotismo.  Sendo que no "comercial" há uma certa ironia, mas ... o que se há de fazer.

O nepotismo é a prática de contratar parentes para exercer cargos públicos em detrimento de outras pessoas mais qualificadas para a função ou cargo. A palavra é bastante conhecida no Brasil já que essa é uma prática muito comum no funcionalismo público do país, tendo registros no Judiciário, no Executivo e no Legislativo e nas administrações municipais, estaduais e federais. Em 21 de agosto de 2008, o Supremo Tribunal Federal, a mais alta instância da Justiça Brasileira, aprovou uma sumula vinculante que determina a proibição do nepotismo.

O termo nepotismo, porém, é muito mais antigo que as práticas imorais existentes no Brasil. O “nepotismo” também pode designar as práticas de papas e outros membros do clero da Igreja Católica que costumavam favorecer e transferir bens da Igreja para sobrinhos ou outros parentes. Em italiano, nipote significa sobrinho ou neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário